Os implantes penianos (ou próteses) são dispositivos que podem restaurar, completamente, as ereções em muitos homens com disfunção erétil (DE) ou seja impotência. Os implantes penianos requerem um procedimento cirúrgico e é a cirurgia mais comum realizada para o tratamento de disfunção erétil.
Anatomia:
O pênis contém duas câmaras chamadas de corpos cavernosos, que correm o comprimento do pênis. Um tecido esponjoso preenche essas câmaras. O corpo cavernoso é cercado por uma espessa camada de cobertura, chamada túnica albugínea. O tecido esponjoso contém músculos lisos, tecidos fibrosos, espaços, veias e artérias. A uretra, que é o canal de urina e ejaculação, corre ao longo da parte inferior dos corpos cavernosos e também é cercada por tecido esponjoso, chamado de corpo esponjoso.
Como ocorre uma ereção?
A ereção começa com estimulação sensorial ou mental, ou ambos. Impulsos do cérebro e dos nervos locais fazem com que as artérias se abram e os músculos dos corpos cavernosos relaxem, permitindo que o sangue flua e preencha os espaços. O sangue cria pressão nos corpos cavernosos, fazendo com que o pênis se expanda. A túnica albugínea ajuda a prender o sangue nos corpos cavernosos, sustentando assim a ereção. Quando as artérias se fecham novamente e os músculos do pênis se contraem para interromper o fluxo de sangue e abrir os canais de saída, a ereção é revertida.
Quando há problemas com as mensagens nervosas, as artérias e veias, ou a estrutura do próprio pênis, as ereções podem não acontecer, e um implante peniano é a melhor maneira de restaurar as ereções.
Tipos de implantes penianos
Existem dois tipos principais de implantes:
Implantes maleáveis: implantes maleáveis geralmente consistem em hastes pareadas que são inseridas cirurgicamente nos corpos cavernosos para tornar o pênis firme. O paciente pode ajustar manualmente a posição do pênis dobrando-o, contendo as hastes, para cima, para baixo ou para o lado.
O ajuste não afeta a largura ou o comprimento do pênis e não pode ser flácido.
Implantes infláveis: Os implantes infláveis consistem em cilindros pareados (como câmaras internos pneumática), que são cirurgicamente inseridos dentro do pênis e podem ser preenchidos ou esvaziados para causar uma ereção ou um pênis flácido usando fluido. Os tubos conectam os cilindros a um reservatório de fluido e uma bomba, que também são implantados cirurgicamente.
O paciente insufla os cilindros pressionando a pequena bomba, localizada sob a pele no escroto, e os implantes infláveis se enchem de líquido, expandindo o comprimento e a largura do pênis. Pressionar uma válvula faz com que o implante esvazie.
Razões para considerar um implante peniano
- Taxas de satisfação do paciente:
Os pacientes relatam uma taxa de satisfação de 98% para implantes penianos infláveis.
Taxas adicionais de satisfação do paciente: Os pacientes tratados com um implante peniano parecem estar significativamente mais satisfeitos com sua opção de tratamento do que aqueles tratados com medicação para DE ou com outras opções de tratamento.
- Um tratamento definitivo para a disfunção erétil: Uma prótese peniana não é perceptível quando seu pênis está flácido.
- Tempo Mínimo de Recuperação: Todo homem é diferente, mas um tempo típico de recuperação após um procedimento de implante de prótese é de três a seis semanas. Depois de se recuperar totalmente, você poderá começar a desfrutar do sexo com penetração novamente.
- Custo-benefício: Os implantes penianos têm demonstrado ser o tratamento de ED mais econômico em um período de 10 anos.
- Cobertura do plano de saúde: Os implantes penianos são prescritos por um médico e, alguns deles, são cobertos pela maioria dos planos de seguro.
Incontinência Urinária Pós-Prostatectomia - Taxas de satisfação do paciente:
Os pacientes relatam uma taxa de satisfação de 90% após a colocação do esfincter artificial. - Um tratamento definitivo para a incontinência urinária pós-prostatectomia: Um esfincter artificial é pouco perceptível e seu mecanismo de ativação fica localizado na bolsa escrotal, abaixo da pele.
- Cobertura do plano de saúde: Os esfincteres são prescritos e colocados por urologistas com experiência em colocação de próteses. Alguns deles, são cobertos pelos melhores planos de saúde.
- Dr Flávio coloca os esfincteres no Hospital BaiaSul (Florianópolis) ou no Hospital Albert Einstein (SP).
Para homens com um grau mais severo de incontinência urinário ou que precisaram radioterapia após a prostatectomia radical, o esfíncter urinário artificial pode ser muito eficaz.
Completamente contido no corpo, o esfíncter artificial não limita as atividades de um homem e está em uso há mais de 40 anos.
O Professor Dr. Flávio Heldwein iniciou sua experiência com a colocação, bem como com as eventuais trocas/revisões com o esfincter AMS 800, em 2005.
Comments